Quarta-feira, 14 de Março de 2007

CUSTOS DO NOVO AEROPORTO DA OTA

Hoje ao ler uma noticia vinda no Diário de Noticias , das várias , que consegui ler , até que ao ler esta noticias , fiquei com dores de cabeça com tantos milhões de euros que se estão gastanto no novo aeroporto da OTA.

Mas passo a transcrever:

Os custos com os estudos e projectos para a construção do novo aeroporto de Lisboa, na Ota, vão aumentar fortemente este ano. O orçamento da Naer, empresa de capitais públicos que gere o novo aeroporto, conta com uma verba para investimento de 14 milhões de euros. Este valor compara com pouco mais de três milhões de euros investidos em 2006 e é um crescimento superior a 300% face ao ano passado, em que só foi gasto metade do previsto.

Até ao final de 2006, o investimento com estudos ascendeu a quase 22,8 milhões de euros, total que subirá para 36,8 milhões, caso o orçamento para 2007 seja realizado, de acordo com informação da empresa. Parte desta verba foi assegurada por fundos comunitários, mas a maioria é avançada pela ANA - Aeroportos de Portugal, que tem 80% da Naer.

O aumento do investimento com estudos e projectos corresponde à entrada do projecto do novo aeroporto na fase de preparação para o concurso público internacional que o Governo quer lançar na segunda metade do ano. O plano director de referência da Ota, o estudo de impacte ambiental, ambos a concurso, e a adjudicação do consultor financeiro, já no final de 2006, são alguns dos principais investimentos da Naer. No entanto, o montante a gastar até ao final de 2007 ainda é uma verba modesta, pouco mais de 1%, face a valores globais em causa neste investimento. As despesas vão aumentar significativamente nos próximos anos, sobretudo a partir de 2008, quando deverão avançar as obras nos acessos, rodoviários e ferroviários, e a substituição das infra-estruturas de serviços básicos, como as redes de electricidade e gás. Com uma estimativa de custo geral de 3,1 mil milhões de euros, que está a ser revista, o novo aeroporto da Ota vai receber de fundos públicos, entre nacionais e comunitários, um valor máximo de 600 milhões de euros, o que corresponde a 20% do investimento previsto hoje. Nesse bolo, está apenas garantido um financiamento do Fundo de Coesão de 170 milhões de euros.

O Plano de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP) previa em 2005 que seriam gastos 650 milhões de euros na nova infra-estrutura até 2009. O grande esforço seria assumido pelos privados, 430 milhões de euros, que deverão liderar o projecto a partir desse ano, após a escolha do vencedor do concurso internacional para a privatização da ANA e o novo aeroporto.

Estudar outro local atrasaria aeroporto em mais cinco anos

Mais que não perder o investimento já empatado na nova infra-estrutura, o Governo invoca sobretudo tempo perdido no processo da decisão de avançar, quase dez anos desde que o Executivo de António Guterres aprovou a opção da Ota, em detrimento de Rio Frio, na Margem Sul. Ontem, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, admitiu no Fórum TSF que a reavaliação do local do novo aeroporto, reivindicada pelo PSD, implicaria um atraso neste projecto de mais cinco anos. Atraso que, diz, o aeroporto da Portela não tem condições para acomodar, uma vez alcançado o limite de expansão com as obras em curso.

O aeroporto da Ota deverá estar concluído em 2017, mas o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, tem manifestado a intenção de antecipar esse prazo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma pessoa fica com a tola dorida só com este numeros a balançar na cabeça .

Quanto vai custar aos PORTUGUESES afinal o FINAL dos custos do novo aeroporto OTA , no caso de ser construido.

Por alguma razão o PR pede transparencia de informações a dar aos PORTUGUESES.

Pede-se CONTENÇÃO e mais carga de IMPOSTOS por tudo e por NADA , aumenta-se o CUSTO DE VIDA dos PORTUGUESES para sacrificios que só DEUS sabe .

Somos afinal um PORTUGAL RICO, não se olha aos cuidados de uma BOA SAUDE, de CULTURA, numa AGRICULTURA, nas FLORESTAS queimádas , enfim temos tanto aonde aplicar DINHEIRO , mas só se olha para o EGO de alguns POLITICOS.

Deus lhes perdoe, eles um dia saiem do GOVERNO, não terão RESPONSABILIDADES algumas, mas os PORTUGUESES ficarão empenhádos até aos TOMÁTES para pagar as MISÉRIAS que GOVERNOS fizeram no descalabro deste PORTUGAL.

sinto-me:
música: SOL e DÓ
publicado por touaqui42 às 17:05
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Bernardo Moura a 14 de Março de 2007 às 18:04
É verdade.Quando este governo sair Portugal vai estar lindo.:(
Abraço
De guiga a 16 de Março de 2007 às 16:01
Estou farta de ouvir falar desse aeroporto. Não sou entendida nessa matéria, mas parece-me mais um projecto mirabolante, sem qualquer utilidade. Parece ser daquelas obras de largos custos que os governos cismam em fazer para TENTAR acompanhar o crescimento dos outros países da UE! Do género: Se eles têm, nós também temos de ter!
Pensem em construir lares, creches, infantários, casas de apoio social!
Isto é ridículo!!!

Desculpa a indignação antes do fim-de-semana, mas apareceu aqui um caso... Vou tentar expô-lo segunda-feira no meu blog!!!

Bom fim-de-semana!*.*
De Savonarola a 16 de Março de 2007 às 19:21
Aqui está um dos projectos megalómanos deste governo que temos, muito contra minha vontade e de muitos portugueses, senão mesmo da maioria... O aeroporto da Ota, pura e simplesmente, não é necessário! De acordo com a informação de que disponho, o aeroporto da Portela ainda comporta por muitos e bons anos o aumento de tráfego aéreo previsto para as próximas décadas.
O poder que nos impõe actualmente a sua vontade discriminatória, tal como os anteriores, precisa de grandes obras para satisfazer os seus próprios interesses, que se resumem a satisfazer os ditames do capital. Do capitalismo.
De _estrelinha_ a 16 de Março de 2007 às 19:48
ola migo so vim informar k podes cuscar a 3ºparte... espero k gostes...

beijinhos

bom fim se semana
De kumkaneco a 17 de Março de 2007 às 11:43
...empenhados até aos TOMATES.
Ora aí está a "piéce de resistence" deste magnífico texto, que é como quem diz... a peça de resitência ou não fosse isto um problema também ele de electricidade, ou talvez não... ou talvez não!

Mas concordo no essencial que se deveria ter talvez feito uma melhor escolha e a ser esta como foi, já se deveria ter avançado mais rapidamente, porque como estamos é que é pior.
Ou seja, uma má localização e tudo em ponto morto com os custos da obra cada vez mais a inflacionarem.
Enfim, é o país que temos...

Abraço
De netomóvel a 18 de Março de 2007 às 19:38
Milhões para a OTA e eu aqui a matar-me por 1 euro!

Comentar post

.mais sobre mim

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.Blogs Amigos






Contador de visitas grátis

.arquivos

. Agosto 2012

. Fevereiro 2012

. Novembro 2011

. Abril 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.posts recentes

. ERA O QUE MAIS ME FALTAVA

. TRISTEZAS NÃO PAGAM DIVID...

. MAIS UNS TROCOS PARA A PI...

. CUSTE O QUE CUSTAR

. PODEMOS CONHECER A VERDAD...

. TEIMOSIA ARROGANTE E DITO...

. ...

. ...

. QUE PENSARÁ O CIDADÃO COM...

. FAÇAM FÉRIAS CÁ DENTRO

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds