Segunda-feira, 19 de Março de 2007

DEVE E HAVER NESTE PORTUGAL

Hoje ao MIRAR os olhos pelo DIÁRIO DE NOTICAS na INTERNET verifico uma NOTICIA que os meus olhos arregalaram de espanto e arregalaram de espanto pois que eu como CONTRIBUINTE e CONSUMIDOR tenho tudo pago até HOJE DIA 19/3/07 (DIA DO PAI).

Mas TRANSCREVO a NOTICIA:

Só no ano passado, cada português pagou ao estrangeiro 16,7 mil euros em juros e amortizações de empréstimos. Nesta conta, claro, estão também incluídos os rendimentos - de salários e propriedades - transferidos para fora de fronteiras, mas a parte de leão refere-se aos juros do endividamento das famílias, com a compra de casas e empréstimos ao consumo.

Cifras que explicam a razão por que o défice externo saltou de 8,1% em 2005 para os 8,7% da riqueza gerada pelo País [produto interno bruto (PIB)] em 2006, apesar do aumento das exportações. Uma hemorragia imparável ameaça tornar o País mais pobre, já que estamos a consumir as poupanças dos estrangeiros e as taxas de juro estão cada vez mais altas. De acordo com os dados do INE, referentes às contas nacionais, a dívida externa, no ano passado, aumentou 12% em relação a 2005 (passou de 12,08 mil milhões de euros para 13,52 mil milhões) e duplicou em três anos. Ou seja, cada português deve 12,8 mil euros ao estrangeiro.

O que está a acontecer? No ano passado, os portugueses, através da banca, liquidaram ao estrangeiro compromissos - em juros de dívidas contraídas pelas famílias, Estado e em rendimentos - no valor de 17,6 mil milhões de euros (11,3% do PIB) e, em troca, receberam apenas 9,8 mil milhões de euros em rendimentos. Isto resultou num défice de 6,2 mil milhões de euros (4,0% do PIB), o equivalente ao custo de pelo menos três pontes Vasco da Gama, sobre o Tejo, em Lisboa. Contas pintadas a vermelho, explicadas pela apetência dos portugueses pelos empréstimos, obrigando a banca a contratar fundos no exterior, já que as poupanças internas - acumuladas em depósitos bancários - são insuficientes. O endividamento médio dos portugueses em empréstimos para a habitação e em consumo ultrapassa em 20% os rendimentos líquidos anuais. Ou seja, para as dívidas contratadas - e a serem pagas ao longo de vários anos - é necessário o equivalente a 120% do salário anual. O endividamento pode piorar, afectando a carteira doméstica e o défice do País. É que entre Dezembro de 2005 e Março deste ano (as taxas de juro base passaram de 2% para os 3,75%) os juros mensais pagos pelos empréstimos na compra de casa subiram 87,5% e deverão, a curto prazo, subir mais.

Há mais factores que explicam o "tamanho" do défice externo. As remessas dos nossos emigrantes estão estagnadas e o cheque anual enviado por Bruxelas a Lisboa (fundos estruturais) é cada vez mais pequeno.

Chiça penico que noticia mais optimista que se recebe neste dia a dia, estou reformádo á quatro (4) anos sem qualquer aumento, neste mês (março) recebo a info que a REFORMA desce com uns descontos mais , trabalhei cerca de 49 anos contádos e descontádos e ainda me dizem que devo ao ESTRANGEIRO.

Palavra de HONRA que não passeio com dinheiro emprestádo seja de quem for, não tenho DIVIDAS algumas a não ser o ter que pagar o que falta do Palacio que adquiri, do qual pago todos os anos IMI, pago duas vezes um IMPOSTO camufládo (TVCABO-EDP), pago os 21% para o ESTADO de tudo que adquiro para comer e ainda teem o desplante de dizer que cada PORTUGUÊS DEVE.

Mas que POLITICA mais gostosa esta desde o 25 de ABRIL.

E os outros é que eram facistas.

sinto-me:
música: SOL e DÓ
publicado por touaqui42 às 14:45
link do post | comentar | favorito
|
25 comentários:
De Bernardo Moura a 19 de Março de 2007 às 17:50
Eu também li esta notícia e vai ser postada nos "PRATOS DO DIA" no meu blog.
Eu não devo nada a ninguém eles que paguem que se vão foder.
Claro que indirectamente pagamos e calamos.
Abraço
De touaqui42 a 20 de Março de 2007 às 15:08
Gosto imenso de ler os teus PRATOS do DIA.
Mas gosto de ler as RESPOSTAS da GMACIEL.
um abraço
De _estrelinha_ a 19 de Março de 2007 às 20:17
bom dia do pai... para o teu nao sei de ja es ou nao mas aki ficam os votos... lol


beijinhos e boa semnaa
De touaqui42 a 20 de Março de 2007 às 15:06
Sou pai e avô , meus pais infelizmente já partiram na sua ultima caminháda da VIDA.
Retribuiu os desejos de VOTOS do dia do PAI , atrasádos , aliás nem sei que já é PAI/MÃE.
Agradeço os votos de DIA DO PAI.
De guiga a 20 de Março de 2007 às 10:06
Mas, aposto que a maioria dos portugueses ainda votariam neles. Não concorda?

*.*
De touaqui42 a 20 de Março de 2007 às 15:03
Não sei nãi sei , por mim posso-lhe garantir que meu voto nunca mais cairá em qualquer partido.
Os GOVERNOS falharam com o CONSUMIDOR/CONTRIBUINTE e está na altura de responder com a mesma MOEDA.
Este é o meu pensamento claro,
Estamos numa de DEMOCRACIA como se diz numa REUNIÃO de CDS/PP mas que vale tudo.
De guiga a 20 de Março de 2007 às 10:13
Sabe onde posso arranjar os restantes dvd´s da série Star Wars? Desconfio que não deve haver numa qualquer loja de dvd´s.... :(

*.*
De touaqui42 a 20 de Março de 2007 às 14:57
Para responder á sua pergunta sobre a GUERRA das ESTRELAS , foi pena á uma semana , pois que a FNOVA tinha dois filmes a vender a preço de chuva , mas amanhã vou lá á FNOVA verificar.
Posso.lhe dizer que os tinha todos mas os meus filhos e netos levaram-me.
Aliás os três primeiros estão em cassete VIDEO.
Mas prometo amanhã ir ver.
Não desejo que o J fique triste , ehehehehehe.
De Zé (do beco) a 20 de Março de 2007 às 21:51
Já dizia o outro: "e o pirata sou eu"?
Quem me dera ter dinheiro para pedir tanto "dinheiro" emprestado. É que os bancos, estrangeiro e o nacionais, só emprestam a quem tem como pagar. Ora como eu sou um teso do caraças, não cabe na cabeça de ninguém emprestar-me tantos milhões de Euros.
Quem os pediu que os pague!
De touaqui42 a 21 de Março de 2007 às 11:48
Ora ora está como a minha pessoa , nada pedi mas dizem que devo , o caraças é que devo, antes queria dever era sinal que tinha mais uns fundos escondidos destes galifois que andam á coca das contas dos POBRES e a dos RICOS passam de lado.
De kumkaneco a 20 de Março de 2007 às 22:37
As dificuldades aguçam o engenho, assim se costuma dizer...
E se calhar está na altura de sermos um pouco mais radicais e criativos. Que takl começar a fabricar notas falsas pra pagar ao estrangeito?
Resolvia-se o problema do défice e da dívida ao estrangeiro, hehehe

Abraço
De touaqui42 a 21 de Março de 2007 às 11:54
Seria giro pagar ao ESTRANGEIRO com MOEDA FALSa , mas como eu e muitos nada devemos , não temos que nos preocupar a não ser com as MISÉRIAS que este GOVERNO se encontra fazendo.
Aliás , ontem ouvimos um SENHOR MINISTRO , que dizia , que se ia gastar mais 4 MILHÕES e emendou para 5 MILHÕES na COSTA DA CAPARICA, mas não disse quanto já lá gastou em OBRAS que não resolveram nada .
è uma farturinha de gastos , até parece o SEMPRE EM PÉ.
De pechanense a 21 de Março de 2007 às 11:01
Com tanto português caloteiro, agora entendo porque há tanto arguido :-(

Eu garanto-lhe que tenho as minas contas em dia e desconhecia que devia esse dinheiro todo... querem ver que também já sou arguido e não sabia!?

Mas também quem não é arguido não é ninguém... será que assim serei mais famoso (embora sem proveito) e me vão convidar para algum tacho numa autarquia!?

Um abraço!
De touaqui42 a 21 de Março de 2007 às 11:36
Quem dera quem dera ser convidádo para a autarquia.
Veja as famosas reformas deste PORTUGAL 25 de ABRIL.
É um fartóte de regabofe e ainda temos a fama de DEVEDORES , huau , estou reformádo á quase cinco (5) anos e ainda não vi subida alguma na mesma.
um ab
De guiga a 21 de Março de 2007 às 14:36
Muito obrigada pela sua disponibilidade! É raro encontrar pessoas tão simpáticas. Mas, não precisa enviar, esse eu já vi! O que gostava de rever eram os restantes três, que se seguem a esse.
Esses é que eu acho que são difíceis de encontrar!!!

Mas, obrigada na mesma!
*.*
De touaqui42 a 21 de Março de 2007 às 18:25
Tenho por costume dizer que nem se deve acreditar numa boa alma.
Mas vim de uma terra aonde apesar das distancias serem grandes tinhamos que confiar uns nos outros e pode crer que existia uma total confiança numa amizade, poderei mesmo dizer que MOÇAMBIQUE havia num selar de mãos uma certeza de poder confiar nessa confiança seja no que quer que fosse.
Aqui (em PORTUGAL) talvez haja essa desconfiança, mas creia que quando verificar que haja os que pretende lhe direi na certa de os enviar .
Aliás, o Português diz , que quando a esmola é grande é mesmo de desconfiar.
Mas creia que o farei com aquele espirito de PORTUGUÊS/MOÇAMBICANO.
De _estrelinha_ a 21 de Março de 2007 às 20:34
venho comunicar k ja se encontra online mais um capitulo....
beijinhos
De Cris Rodrigues a 22 de Março de 2007 às 11:23
Não é de admirar que Portugal esteja neste estado,quando nossos governantes inventam histórias(como esta agora do Allgarve,e a outra,na China...),para nos venderem ao estrangeiro,apenas para ganharem dinheiro e mais poder ás nossas custas!O Mundo conhece nossa história,nosso heroísmo,nossa simpatia,nossa cultura,paisagens e monumentos.É através disto tudo,que temos de promover Portugal,mostrarmos que apesar de tudo somos portugueses e temos orgulho disso!Como estão fazendo,só nos ridiculariza aos olhos dos outros,e tiram-nos mais do que nos dão.Não vejo que benesses temos ganho com a CEE,quando países do norte que não quiseram entrar,estão a evoluir cada vez mais.
Não é com OTAS que fazemos avançar o nosso País,mas sim dar aos portugueses o que merecem;empregos,uma saúde e educação melhor,protecção das nossas riquezas ambientais e arquitectónicas...
Enfim,Portugal é dos portugueses e não dos estrangeiros!
De touaqui42 a 22 de Março de 2007 às 15:13
O inventar histórias para chamar a atenção dos TURISTAs para este cantinho nem é que seja preciso , o GASTAR uns milhares ou milhões para publicitar é que nos dá uma gana de chamar a estes GOVERNANTEs uns MENTIROSOS , pois que pedem CONTENÇÃO e gastam á TRIPA FORRA em sistema que o DINHEIRO dos CONTRIBUINTES vai-se pelos dedos para coisas sem nexo.
Não se compreende mesmo os gastos que por ai se fazem para OBRAS que nunca mais acabam e continuam a gastar MILHÕES.
O ter entrádo na CEE parecia um BELO PARAISO que saiu um BOM INFERNO ao CONTRIBUINTE PORTUGUÊS.
Quem ganhou com isto tudo foi os chamádos POLITICOS de meia tijela , que nada percebem a não ser gastar o belo em passeátas e jantaradas.
Aliás, até vamos receber o MISTER MUGABE que é na sua TERRA um DITADOR dos mais facinoras que existe em ÁFRICA, conseguiu fazer da sua ZIMBABUÉ que era uma das muitas terras com mais riqueza, num paraiso de fome e de miséria .
E segundo dizem vamos receber o TAL DITADOR.

Comentar post

.mais sobre mim

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.Blogs Amigos






Contador de visitas grátis

.arquivos

. Agosto 2012

. Fevereiro 2012

. Novembro 2011

. Abril 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.posts recentes

. ERA O QUE MAIS ME FALTAVA

. TRISTEZAS NÃO PAGAM DIVID...

. MAIS UNS TROCOS PARA A PI...

. CUSTE O QUE CUSTAR

. PODEMOS CONHECER A VERDAD...

. TEIMOSIA ARROGANTE E DITO...

. ...

. ...

. QUE PENSARÁ O CIDADÃO COM...

. FAÇAM FÉRIAS CÁ DENTRO

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds